Banner

terça-feira, 15 de março de 2016

Dúvida frugal

Fala confrades da blogosfera, esse vai ser um post meio rápido e questionador, onde eu estou indeciso quanto aos investimentos mais robustos. Estou estudando finanças e visto a situação turbulenta do bostil e as grandes chances de ouro que estão ocorrendo na bolsa, estou muito indeciso quanto a retirar uma parte do meus 40k~ para aplicar em alguma carteira de ações mista ou um all in pra foder com tudo e ver se sobe.

Como também estou indeciso pra pegar o mesmo montante e aplicar em alguma LCI ou TD a médio prazo, pois é um dinheiro meu que está parado e corroendo com a inflação já que tá na poupalixo/conta corrente dos meus bancos.
                       

O problema é que o tempo passa e a merda da bolsa pode subir(ou descer) novamente e eu perder uma oportunidade de ouro. Essa merda tá me matando, não paro de pensar nisso. Eu acompanho o mercado há algum tempo, mas fazer uma aplicação efetivamente nunca fiz, por isso to tentando amadurecer a mente e ganhar mais conhecimento pra isso. A questão é justamente o tempo que passa devido a isso. Eu poderia muito bem pegar 20k colocar num TD da vida e 10k pra montar uma carteira, mas mesmo assim me paira a insegurança de qual ação efetiva pegar, ou qual papel da RF comprar e se estarei comprando o melhor pra meu perfil de tempo de investimento.

Uma coisa que também estou disposto a aprender é sobre daytrading, pois vejo gente fazendo o meu salario em 1 dia com uma operação só, puta que pariu, eu já sabia que era assim, mas não consigo ficar parado na cadeira do computador vendo isso acontecer e eu não tomar uma atitude pra botar a cachola e o autodidatismo pra funcionar e começar a aprender essa merda pra ganhar dinheiro. O maior desejo pessoal seria trabalhar na frente do pc em casa de cueca só mexendo com mercado financeiro e negócios próprios, sem precisar ficar batendo a porra do cartão ponto todo dia e chegar no fim do mês e ver um salario de merda. Os meus extras que faço por fora com jogo tiro mais e é o que representa aproximadamente 60% da minha renda/aporte mensal. Simplesmente não dá.

Típico alfa financeiro e mental fazendo
 análises para sua próxima operação
Eu não procrastino, tenho uma agenda que sigo toda semana, com o que eu vou estudar e fazer dividido pelo tempo justamente pra cumprir tudo, é claro que não dá pra fazer 100% das coisas mas serve pra manter o foco e não procrastinar.

Pra finalizar estou aberto a sugestões do pessoal, sei que tem muita gente experiente que pode compartilhar um pouco da experiência. Bom fica aqui a minha dúvida, e acredito que até o fim do mês tomarei uma decisão do que fazer, enquanto isso eu sigo minha rotina de estudo do mercado financeiro geral.

Fiquem com esse clássico fodástico:

                                            DIRE STRAITS - MONEY FOR NOTHING

21 comentários:

  1. Meu amigo, só quem ganha muito dinheiro na bolsa brasileira é quem tem informação privilegiada.

    Para daytrade, escreva um bot para lhe aconselhar (em vba já dá conta do recado). Não adianta procurar nerds programadores. Você mesmo vai ter que aprender e escrever, procurei um monte e todos eles se negaram. Vivem fudidos e dentro da matrix. Acham que só se consegue dinheiro trabalhando duro (estão na merda até hoje) e quando conseguem ter uma migalha de sexo são com mulheres problemáticas 20 anos mais velhas do que eles.

    Tenho um para btc que funciona que é uma beleza. rsrs

    Abraços e sucesso financeiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim PS, vou colocar na RF mesmo, só estou pesquisando o melhor entre TD e LCI e os diferentes bancos ainda.

      Excluir
  2. Amigo, vou falar rapidamente pois estou com Pressa.
    Antes de entrar em ações e DT estude bastante e saiba q vc irá perder antes de ganhar. all in vc pode até dar sorte. Eu mesmo tinha feito all in com uma ação, mas tive q vender quando estava ganhando 20%. O pior é saber q a ação tinha dobrado em relação ao meu prec medio... .kkk tem q ter muita paciência aqui nessa volatilidade toda atualmente....
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pretendo deixar uma parcela ínfima pra RV apenas pra começar a testar o mercado, isso depois de pegar bastante exp no simulador da folhainvest

      Excluir
  3. Minha sugestão é que você diversifique todo mês nesta fase de acúmulo. Pega a grana que sobrar no fim do mês e compra alguma coisa.
    Ações, NTNB-Principal e dolar.
    Não tenta adivinhar qual é a bola da vez. Faça isso com Capital Alocado à Risco.
    Com seu patrimônio você diversifica em valor.
    Nunca, jamais, sob nenhuma hipótese faça "all in".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mencionei all in só como exemplo, é como casar com a empresa

      Excluir
  4. Cara, investi em bolsa de 2007 a 2009, depois disso nunca mais, somente a segurança da RF. Bolsa é muito psicológico, mas isso todo mundo fala e se fode depois.Vou te falar o que ocorre com quem não é tubarão. Ocorrem duas coisas, ou as coisas vão bem ou vão mal, n tm meio termo. Quando vai bem, geralmente vc após colocar um pequeno capital para "experimentar" a cousa, entre uma oscilação e outra seu dinheiro começa crescer(foi o que aconteceu comigo). Vc fica todo feliz, esquece seus stops, parece que o céu é o limite, mas tudo que sobe desce e vc então acredita que é só uma fase, vc acha que um dia vai subir de novo (n tem um monte de cara aqui com prejuízo de anos em ações mas nã desiste?) Então, ou vc morre abraçado as suas ações ou sai no menor prejuízo possível. Segunda hipótese, vc entrou e começou a cair geral, fudeu, merda pra todo lado. Geralmente nesse caso, depois de alguns meses na merda a pessoa assume o prejuízo e sai de fininho. Resumindo, partindo do princípio que a muitos milionários de países com juros baixos chegaram onde estão com juros de 10%aa acima da inflação, com uma RF como a brasileira, eu não penso em entrar tão cedo na RV. Com aportes constantes e paciência, logo teu dinheiro estará trabalhando pra vc. Se vc tm esses 40.000 dilmas, já são uns 420 reais de juros ao mês, um pequeno aporte de 600 reais mensais e vc estará crescendo a uma taxa acima de 1000 dilmas mês, isso é muito bom. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Campa nha! Exatamente o que penso.
      Eu me aventurei na bolsa em 2013, para nunca mais. Tive um pequeno lucro de R$ 100,00. Para a dor de cabeça que tive não valeu a pena.

      Ganho isso trabalhando ~2 dias. Porque vou sofre meses para ganhar só isso?!

      É irracional. Só quem ganha dinheiro na bolsa é quem tem informação privilegiada e muito dinheiro. Senão você só estará trabalhando de graça para as corretoras e a Receita Federal.

      Excluir
  5. Determine porcentagens fixas de cada categoria, por exemplo: renda fixa 40%, bolsa 30%, fundos imobiliários 15%, dólar 15%. Todo mês verifique como está o balanceamento da carteira e complete com aporte a categoria que está mais baixa. Se uma categoria estiver mais do que 5% acima do porcentual determinado, venda uma parte e cubra o que faltou. Quais ações comprar? Basta comprar o BOVA11 ou então o IBRX-50. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vender pra que? Aporte nas outras. Vender o que tiver valor pra balancear a carteira?

      Excluir
  6. Continue investindo na bolsa a porção de alocação que você tinha definido anteriormente na sua estratégia. Deixe o dinheiro líquido para aproveitar alguma oportunidade. Não há o que se afligir. O rendimento que você perderá por não colocar esta porção na RF é pífio. Veja no meu blog, ganhei muito comprando no fundo do mês passado. Ganhei 60% na PETR4 4,72-> 7,85. Botei os ganhos na RF e o dinheiro original na conta para comprar outras ações novamente. NÃO estou dizendo para colocar tudo na bolsa, apenas não deixar de investir na bolsa nas ações que você achar boas e tiverem baratas. Quase todas que tiveram valorização muito grande vão subir se você comprar num preço bom. Estamos num momento que é mais fácil acertar que errar. Mas não coloque tudo, é insanidade. Coloque os seus 50, 60, 70% na RF conforme você planejou inicialmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo não diga uma insanidade dessas de que é mais fácil acertar que errar. Investimento algum vai dar dinheiro fácil pra ninguém.
      Tudo bem ter uma pequena parcela do capital pra arriscar, mas não tem como acertar quais vão ser os melhores e os piores dias da bolsa. Compre o que tiver valor no fim do mês e pronto.

      Excluir
    2. Você não teve ter visto o meu post. http://jogodomilhao.blogspot.com.br/2016/02/estamos-em-uma-otima-hora-para-investir.html

      Analisei comparando empresas de vários setores e vi que estava enviesada demais para baixo. Felizmente eu estava fuck1n6 certo. Esse mês anterior foi o melhor da Bovespa em 13 anos (!). http://epocanegocios.globo.com/Mercado/noticia/2016/03/bovespa-tem-melhor-mes-em-mais-de-13-anos.html

      Falei apenas do momento para não ficar de fora da bolsa, investindo uma cota moderada do seu capital. Não falei nenhuma insanidade.

      Excluir
  7. Pelo que vi, pela sua descrição o que te digo sem dúvidas é: NÃO FAÇA DAYTRADE. Desculpe escrever assim, mas daytrade é pra quem tem experiência. Vejo quem é inexperiente e faz e os ganhos são pífios e muitas vezes a perda é maior. Além de experiência, você tem que ter um bom capital para ganhar com daytrade. E paga um imposto ferrado. Não vá nessa onda.
    O outro motivo é que você tem que ficar no HB o dia todo, caso contrário perderá as melhores oportunidades de compra e venda. Isso já praticamente inviabiliza você ter outra profissão. Você vai ganhar mais escolhendo corretamente momento de compra e de venda durante intervalo de vários dias. Não entre nessa, é furada.

    ResponderExcluir
  8. Jovem, duvida aleatória...
    Pq criou o blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando me apresentaram o blog do pobreta me identifiquei com a filosofia financeira e resolvi criar um blog próprio pra poder compartilhar minhas experiências também.

      Excluir
  9. Se não tem conhecimento em bolsa n entre, acho q o FIIs seria melhor no seu caso de renda variável, ja sobre os demais usar o meuo termo para lci e td seria o ideal.
    Use 5% para bolsa pra saber a emoção e deixa o restante em lcis e td.
    Vou lhe add e me add ai rb
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, vou adicionar no blogroll, eu estou ainda em dpuvida em relação a LCI/TD para meu perfil e qual tem a rentabilidade maior a médio prazo.

      Excluir